Palacete Tira - Chapéu, Centro Histórico de Salvador
30 Agosto
+ 110 pessoas
Primeiro evento da FIEB em parceria com o IDESTE (AX-e SUMMIT), visando promover discussões sobre demandas tecnológicas e projetos sustentáveis no Ecossistema Bahia, passando pelas iniciativas do Pacto Global, Cidades, Campo, Mar e Energia.
O evento se dará no formato de Painéis, modalidade em que especialistas geralmente de grande renome debatem o assunto e o público participa como espectador, possibilitando algumas perguntas do público durante um período pré-determinado.
Cada Painel será liderado por uma entidade com grande sinergia ao tema, que indicará um representante como Moderador.
Tema: Uma análise da conjuntura baiana e brasileira passando por iniciativas de desenvolvimento urbano e de direitos humanos, em conjunto com os desafios de sustentabilidade enfrentados na implementação de iniciativas focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na indústria.
Tema: A matriz energética Brasileira está em constante evolução, as empresas, cidades e indústrias estão cada vez mais alinhadas com a necessidade de fortalecer a sustentabilidade na sua cadeia produtiva. A Bahia é uma das poucas regiões no mundo capaz de realizar com eficiência todo o ciclo de produção verde, desde a produção de energias renováveis para a geração do hidrogênio verde até o selo de frutas e verduras “verdes”.
Tema: Vivemos em uma explosão digital, a necessidade de usar a tecnologia como aliada é cada vez mais latente, seja em uma cidade para melhorar a interação com o cidadão seja em uma indústria para melhorar a competitividade, tudo alinhado com sustentabilidade e olhando para o futuro que são as cidades e indústrias conectadas.
Tema: A Capital da Amazônia Azul é Salvador, na nossa baía de todos os santos. Com dimensão e biodiversidade semelhantes ao da Amazônia Verde, a Baía de Todos os Santos é um patrimônio natural e econômico que pode emergir como uma força motora do nosso estado.
Tema: Uma das principais matrizes econômicas do Brasil é o Agronegócio, hoje há diversas soluções que buscam a otimização e digitalização da operação no campo seja para aumentar a produtividade, ajudar na irrigação até mesmo proteger o plantio. As tecnologias vêm ajudando a fortalecer o setor que mais cresce no Brasil, aliando sempre a sustentabilidade.
Com formação de engenheiro, assume atualmente o posto de presidente da Federação das Indústrias doEstado da Bahia (FIEB).
É economista, Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia, fez curso de Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais no INSEAD e é professor na Universidade Estadual de Feira
de Santana. É também palestrante em temas ligado a economia e Conselheiro do Conselho de
Assuntos Legislativos da CNI.
Graduado em Engenharia Química (UFRJ – 1979). Mestrado (Coppe UFRJ – 1983) e Doutorado (Université Claude Bernard, France – 1995). Programa Avançado de Direção de Empresas (Espanha – 2007) e Especialização em Ciências de Dados (UFBA – 2020). Fluente em inglês, francês e espanhol. Gerente Executivo no SENAI Cimatec, liderando projetos de transição energética e Atlas de H2V na Bahia. Experiência na Cepsa Química (8 anos) e DETEN Química S.A. (12 anos).
Química Industrial com especialização e mestrado em Gestão e Tecnologias Ambientais na
Indústria pela UFBA e aperfeiçoamento profissional na University of Guelph e Ryerson Polytechnic
University – Canadá. É gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, assessora
tecnicamente as indústrias na regularização ambiental e ao Conselho de Sustentabilidade da
FIEB. Tem a Coordenação técnica do HUBODS Bahia- Rede Brasil Pacto Global.
Professor Titular e Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário SENAI-CIMATEC. Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciência (2022-2025). É pesquisador do CNPq desde 1988. É Licenciado e Bacharel em Química (UFBA), Mestre em Ciências (UFBA), Doutor em Ciências em Química Analítica e Inorgânica (PUC-RJ), realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no Brookhaven National Laboratory (NY-USA), foi pesquisador visitante no Desert Research Institute (NV-USA) e foi Secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC (2015-2017).
Graduada em Administração pela UCSAL, especialista em Administração de Serviços pela UFBA e mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS. Foi Diretora de Sustentabilidade e Diretora Distrital de Operações no Walmart, gerente regional de operações na Cencosud S.A. Atualmente, ocupa o cargo de COO e Diretora da Frente de Impacto no Pacto Global no Brasil.
Engenheiro civil, pós graduado na FGV em Gestão de projetos, possui 15 anos de realizações no mercado imobiliário, tendo participado de 4 bairros planejados e no desenvolvimento de 24 empreendimentos de alto padrão lançados nas capitais do NE. Foi executivo de multinacional de varejo, com operações na Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Brasil. Atualmente desenvolve a revitalização da Rua Chile em Salvador, propondo reocupar prédios antigos com empreendimentos na região da capital baiana, replicando exemplos mundiais como Puerto Madero e Meatpacking District.
Empresário com foco nas áreas de telegestão e Internet das coisas, com atuação em mais de 12 Cidades no Brasil e Europa. Startups focadas em tecnologias como: telegestão de Água e Iluminação, Análise de qualidade de energia, virtualização de dispositivos (Pluviômetro e centrais meteorológicas.) Todas as soluções buscam a redução de custos e melhorar o posicionamento das indústrias com o pacto global e os 17 ODS da ONU. Presidente da Câmara de Comércio Bahia Israel e Vice Presidente da Confederação de Comércio Brasil-Israel.
Administrador de Empresas e Analista de Sistemas pela Universidade Católica de Salvador, com MBA em Agronegócio pela UFPR. Produtor Rural, foi presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau e Sistema Agroflorestais do MAPA, no período de 2013 a 2019. Na FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia) foi Vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário no período de 2008 a 2018 e, desde 2019, é Vice-presidente Administrativo Financeiro e responsável pela área de Inovação do Senar Bahia. Atualmente, faz parte do Conselho de Administração do Sebrae Bahia e do comitê nacional do CocoaAction Brasil.
Graduada em Administração de Empresas, se especializou em Marketing. Participou do programa TUDO AV do qual, foi exibido por 11 anos na TV Band e teve atividades na indústria moveleira.
Mariana Belov, 50 anos, Brasileira, Arquiteta, com mestrado em Urbanismo e MBA em Controladoria e Finanças, empresária à frente da Gestão Corporativa do grupo Belov desde 2016, que atua nas áreas de Obras Portuárias, Estaleiro Naval, Serviços Offshore e Hidrografia.
Lourenço Mueller é doutor em arquitetura e urbanismo e escreve artigos técnicos para revistas e jornais, sobre temas distintos, que vão da excelência do ciclismo à necessidade de se repensar as cidades e a Baía de Todos os Santos, Kirimure. Criou o Cibergrupo Kirimure e é o Secretário Geral.
Advanced Management Program pela ESADE, Mestre em Marketing e Gestão Comercial pela ESIC, Pósgraduado em Comércio Exterior e Economia Internacional pela UB, e Bacharel em Administração de Empresas pela European University. Tem desenvolvido projetos de consultoria e treinamento para o Banco Mundial na África e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na América Latina, e projetos de consultoria em Investimento Direto, M&A e Alianças Estratégicas para empresas Europeias em toda América Latina. Tem desenhado e ministrado o Programa de Formação para os Estados da União, no marco do Brasil Investment Forum em múltiplos anos e tem supervisado a criação de IPAs no Brasil com grande sucesso.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Engenharia de Telecomunicações pela mesma instituição acadêmica. conduziu ações para acelerar o processo de Transformação Digital durante a Pandemia e coordenou a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Cidade Inteligente – PDTCI, que visa construir a cidade do amanhã, transformando Salvador em Cidade Inteligente e conduzindo-a ao ranking das Smart Cities mundiais.
Graduado em Direito, pela UCSal, com Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos e Mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA), possuo 20 anos de experiência profissional. Participou ativamente na gestão de mais de 300 contratos de consultoria no setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentre os quais destacam-se: EIA/RIMA da Ponte Salvador/Itaparica; Plano de Recursos Hídrico da Bacia Hidrográfica do São Francisco; Plano de Avaliação de Impactos Cumulativos da Cadeia Produtiva do Pré-Sal na Bacia de Santo; Avaliação Ambiental Estratégica – AAE, que subsidiou o Plano de Requalificação Urbana de Salvador; e Macro Zoneamento Ecológico Econômico da Bacia do Rio São Francisco.
Doutorado em educação pela Universidade Federal da Bahia – 2001 à 2006. Especialização em Administração Universitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Université de Montreal – 2002 à 2003. É Diretor de Relações Institucionais e Meio Ambiente do Global Participações Em Energia Deste 2011. Foi membro titular do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA); Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente da Bahia (CEPRAM); Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Engenharia Rural e Ambiental da Bahia (CERB) e Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Do Rio São Francisco (CBHRSF) e Secretário-Executivo do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Salvador (COEMA).
Bacharel em Direito pela UCSal, possui MBA em Gestão Empresarial, pela FGV. Dispõe de 23 anos de Suzano, atualmente está como Head de Relações Corporativas da Suzano nos Estados da BA, ES e MG, é vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do ES, membro da Assembleia geral da FINDES; foi Head Jurídico e também liderou a área de Licenciamento Ambiental e de Inteligência Patrimonial da Cia. Ricardo
É Presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal e empresário. Exerce os cargos de Diretor executivo da RG7, Diretor de negócios da quinto Energy e Conselheiro da Câmara de Israel.
Engenheiro civil (UFBA), MBA em gerenciamento de projetos (FGV – 2 anos), MBA full time (Esade Business School – 18 meses) em Barcelona, MBA Full time (Fudan-MIT Sloan – Exchange 8 meses) em Shanghai. Trabalhou por 7 anos em projetos de infraestrutura pela Odebrecht. Lidera startups de tecnologia na área de e-commerce em parceria com fábricas da Ásia, e-learning focada em cursos de tecnologia e mandarim, Gov tec e Saúde. É Fundador e Presidente do Foro Brasil España e participa ativamente como Diretor de Inovação da Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia e Diretor Executivo e um dos fundadores da Câmara de Comércio Israel – Bahia.
Filipe Barros é um profissional multifacetado com uma vasta experiência laboral que abrange diversas áreas, destacando-se em Gerenciamento de Projetos, Salesforce CRM, Consultoria Ambiental, Análise de Negócios, Empreendedorismo e Educação. Com mais de 15 anos de carreira dedicados ao aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos, Filipe construiu uma trajetória consolidada em diversos setores como Salesforce CRM, Consultoria Ambiental, Análise de Negócios e P&D, Economia Circular e Gestão de Projetos.