O Programa HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É um mecanismo criado para aumentar o impacto regional nos ODS dentro da vocação de cada estado, alcançando os principais atores das diferentes regiões brasileiras.
As iniciativas em cada região são conduzidas em parceria com uma organização âncora por estado, que contribui no âmbito operacional e estratégico, criando conjuntamente um plano de ação para aquela região. O HUB ODS Bahia é representado pelo Instituto IDESTE e pela Federação de indístrias do Estado da Bahia (FIEB).
Através dos HUB ODS, as empresas e seus representantes poderão desenvolver-se nos temas de sustentabilidade, por meio da conexão com o grupo local que lidera o alcance aos ODS na região, da participação em eventos, de treinamentos que utilizam as diretrizes e conteúdos públicos do Pacto Global de maneira estruturada e de encontros com a rede local.
Disseminação dos 10 Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre o setor empresarial da região;
Capacitações e iniciativas de engajamento sobre integração dos ODS na estratégia empresarial utilizando metodologias do Pacto Global.
Desenvolvimento de atividades institucionais relacionadas ao tema de ODS e empresas, incluindo seminários, mesas redondas e eventos;
Diagnóstico sobre os ODS mais relevantes para as empresas envolvidas;
Diagnóstico sobre os ODS mais relevantes para a região;
Projetos e ações coletivas dentro dos temas da Agenda 2030 e sua conexão com o setor empresarial;
Por se tratar de um programa regido por meio de parceria exclusiva regional, o HUB ODS pode envolver em suas atividades organizações membros e não membros do Pacto Global no Brasil. Não há cobrança de recursos para a participação de organizações nos HUBs ODS, mas existe a possibilidade de existirem taxas de participação para atividades específicas desenvolvidas no âmbito dos HUBs.
A participação nas atividades do Programa HUB ODS não substituiu ou condiciona a participação na Rede Brasil do Pacto Global. Da mesma forma, empresas e organizações não membros que participarem das atividades dos HUB ODS não terão acesso aos benefícios e contrapartidas da proposta de valor do Pacto Global, que é reservada aos membros da iniciativa.
A adesão a qualquer HUB ODS será formalizada por meio de instrumento (formulário ou declaração), sendo obrigatória a presença da organização no Estado em questão, por meio de sua sede ou operações.